sábado, 4 de dezembro de 2010

@Multifacetas©


Existe, hoje em dia, um movimento crescente do que poderia ser chamado "contra-cultura". Na verdade, é muito mais uma retomada da cultura do que qualquer outra coisa. Pode-se dizer que é uma maneira de evitar uma estratificação sócio-político-corporativa das idéias.

Nesse contexto hodierno, existe uma tendência paradoxal de aproximação e afastamento do platonismo, no que se refere às idéias. Acontece, na realidade, uma espécie de hipocrisia racional com respeito a fins: esses fins, meus caros, é que é o grande ponto de interrogação - ou não. Pois bem, as idéias são transcendentes e imanentes ao mesmo tempo: é o que ocorre com a regulamentação dos direitos autorais. 

parece que com este termo "direitos autorais", quando somado à noção de "estratificação sócio-político-corporativa", possibilita uma explicação do fim visado para a idéia: disponibilize-a imanente, quer dizer palpável e perfeita na medida em que se pagam as taxas de uso, mas sempre as coloquem transcendentes, na medida em que nunca serão de todo ou em parte suas, apenas há uma concessão.

Nesse momento, faço uma análise própria do que seria diferença e repetição. A diferença, seguindo o modelo Deleuzeano, é única e exclusivamente aquela em que não produz rejeição, é a diferença não excludente (que chega bastante próxima do conceito de potência). Já a repetição é apenas aquela entendida rejeitando a generalidade; nesse sentido, adotando a idéia central de uma repetição diferencial, ou seja a produção da diferença com a repetição.

Assim, parece bastante plausível imaginar uma situação em que a repetição ocorre até o último instante, mas sempre diferente. E ao mesmo tempo, uma maneira de passar com um trator sobre as rochas sedimentares dessa máquina hipócrita com respeito a fins ($$). O remix! Este é o local perfeito para a produção de reproduções. Portanto, se puderem, vez que tenho certeza, será melhor analizar in loco, dêm uma olhada em duas coisas em três sites: a idéia de um neo-domínio-público e a criação de uma free culture (cultura livre):

1. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp;
2. http://ripremix.com/; e
3. http://www.totalrecut.com/contest-videos.php.



Um comentário: