sábado, 19 de março de 2011

Uma receita : por Ozymandias

Cena : César e Xenofonte se encontram num bar, no Limbo Dantesco -

César - Ilustríssimo camarada, sou muito grato pelas preciosas dicas de marketing e publicidade! A propaganda deu certo!
Xenofonte - Ah meu caro, eu havia dito que funcionaria, você por acaso seguiu todas as diretrizes daquele meu livro de autoajuda?
César - Da Anabasis?¹ Sim, e como! Segui bem aquele modelo prescrito!  Me veio o tolinho do Octaviano me perguntar:
"Titio Gaius, como você correra em auxílio da Décima Legião Equestre! Que Coragem ao portar a Gladius  frente às linhas! Você não temeu aqueles belgas peludos?"
Xenofonte - Ele realmente acreditou que você estava naquele Alarum todo?
César - Ah, pobre puer aeternus... Ele crê até que a solução para a glória Romana é monogamia e a santidade do matrimônio... É cada uma! Jura que um dia vai me convencer a forçar o senatus populesque a se pronunciar sobre isso. Cícero que se diverte com esses devaneios do garoto.
Xenofonte - Ele deveria primeiro ensaiar no Odeon de Péricles! Um cômico nato!
César - Já que você tocou no assunto... O esquentado do Sula acabou incinerando o teatro... ²
Xenofonte - Nem vem, que eu ouvi falar que você fez o mesmo com a biblioteca na cidade de Ptolomeu. Para se livrar dos registros fiscais das remessas de trigo!
César - Eu juro que foi um acidente! Houve uma revolta. Foi uma confusão tão grande. Fugiu ao meu controle!
Xenofonte - É, se ao menos você fosse um líder abençoado pelos Deuses, como eu frente à minha miríade! Ah aquele retorno da Ásia !
César - Certamente! O que teria sido da expedição sem sua liderança nata? Quantas vezes você não averteu o desastre com um vigoroso discurso?
Xenofonte - Você também honrado colega, quantas mães romanas não agradeceram pela sua obra na pacificação da República? Ah, Bella detesta matribus!
César - Mas enquanto o vinho não chega, topas uma partida amigável?
Xenofonte - Claro, valendo o quê?
César - A estima da posteridade - anerriphtho kubos! ³

 _____________________________________________________
1 Ἀνάβασις  (Anabasis) - A Obra mais famosa de Xenofonte, narrando o retorno da expedição mercenária Grega contratada por Ciro da Pérsia, para usurpar o trono de seu irmão Artaxexes II. Inspirou a invasão do Império Persa por Alexandre

2  Lucius Cornelius Sulla -General e estadista romano , destruiu o Odeon de Athenas durante a revolta de Mitridades em 87 a.c. Bem como foi o primeiro ditador a marchar contra a cidade de Roma, exemplo seguido posteriormente por Caesar

3  Plutarco - Vida de César, capítulo 32. anerriphtho kubos - (Lancem os dados). Frase pronunciada por César ao cruzar o Rubicão em 49 a.c. , iniciando a guerra civil contra Pompeu.

3 comentários: