sábado, 6 de novembro de 2010

Judeus, Olinda e literatura!


Para aqueles tantos que ainda não sabem ou não tiveram o trabalho de se interessar, acontecerá nestes próximos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro o FLIPORTO (http://www.fliporto.net/index.html) - antigamente realizado em Porto de Galinhas, ganha agora, muito provavelmente, uma maior visibilidade por ser sediado em Olinda.

Este ano, tendo como tema "literatura e presença judaica no mundo Ibero-Americano", contará com a presença de Eva Schloss, meia irmã de Anne Frank - cuja obra "o diário de Anne Frank" é mais do que conhecidamente baseada nas experiências vividas por ela (Anne) durante a Segunda Guerra Mundial (há inclusive um museu dedicado a garota judia em Amsterdã, cujas paredes revestidas por passagens de seu livro-diário dão o tom ao seu refúgio) - que, junto a sua mãe, sobreviveu a um campo de concentração na Polônia.

Como não poderia deixar de ser, visto que por demais grande e, além do mais, criada em infância no Recife, Clarice Lispector será roda-dentada deste evento. Ademais, será a vez de Ioram Melcer abordar Fernando Pessoa e Marcio Seligmann, Franz Kafka - já citado en passant em outro texto de minha autoria. Será, outrossim, espaço para debates acerca das visões político-religiosas entre árabes e judeus.

Por fim, espero ter servido de alguma - qualquer - forma para vocês, se não promovendo o evento, pondo em evidência esse tema da influência da cultura judaica no Brasil, particularmente no Recife, aonde temos a primeira sinagoga das Américas, a Kahal zur Israel (http://www.arquivojudaicope.org.br/a_sinagoga.php), localizada na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. Assim, numa espécie de Addendum, cito o livro de José Antônio Gonçalves de Mello, "Gente da Nação: cristãos-novos e judeus em Pernambuco, 1542-1654", o qual poderá, quiçá, ser tema de alguma futura postagem, sobre, quem sabe, os judeus e suas relações com as políticas públicas do Brasil Holandês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário