sábado, 13 de novembro de 2010

¿Gesellschaft? Apenas um sonho!


Carícias jogadas no lixo e finais de semana desperdiçados: é esse o mote da sociedade! A ordem é construída por dominação e jogos de potências em estruturas mais ou menos fortes, fazendo disto depender justamente a sujeição e o poder de um indivíduo (ou grupos) sobre os outros! O nosso pensamento ocidentalizado é um caminho paralelo à marginalização da alteridade; é um estuprador de criancinhas: e ficam as chagas da massificação.

Essa é, ainda, uma preocupação recorrente em pensadores como Toni Negri, Michel Foucault e mesmo na máquina de Gilles Deleuze. Ainda que cada um vá dá sua cor, pois é disso que sobrevive a multidão - dos aspectos coloridos das hordas. E se o homem/inseto Gregor Samsa (A Metamorfose) de Kafka concordar, Spinoza nunca esteve mais certo!

Mas por favor, me explique o Sr. Leitor o que eu pretendo citando todos esses nomes e todas essas bugigangas de um saber? É que parece muito claro que a maior parte do meu público quer que eu escreva alguma coisa, e eu sou puro fluxo. Aqui eu sou Don Quijote de la Mancha, seguindo meus impulsos e tornando-me confuso ao mundo. Mas eu tenho meu Sancho Panza! ah, eu tenho que tê-lo... aquele que se me dá um "isso não são gigantes, mas moinhos", também lho aprisiono em promessas. E novamente, qual a raiz desse texto? Promover o devir: grafar-e-ler: criptografar signos incriptografáveis. Mas existe algo mais?

Acontece que a proposta dessa coluna é influenciar a necessidade de cada um em buscar aquilo que nos dá tanta preguiça: cultura. Para tanto, o objeto da vez é um sujeito, melhor dizendo, um grande professor. Aqui pretendo apresentar Claudio Ulpiano (http://www.claudioulpiano.org.br/), um dos maiores filósofos e professores que o Brasil já teve. Deleuzeano, nunca escreveu nenhum livro e ainda assim teve suas aulas gravadas, espalhadas, apreciadas. Mas, adieu, todo sarau chega ao fim:


2 comentários:

  1. Não tava com tempo de assistir os vídeos, ou melhor, tinha tempo, mas deveria estar o utilizando com estudos...
    Está ótimo isso aqui Bruno, parabéns, e que seu ego infle, e assim, você escreva mais !

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. uahuahauhauahuah

    valeu, Caio!

    tu não queres escrever nada para o blog, não?!

    ResponderExcluir